sexta-feira, 22 de maio de 2020

O Nectar de Govinda-Lila - Leitura online



Leitura: Adhoksaja Das



Leitura finalizada na página do facebook:


Capítulo 18 - verso 65 - Bhagavad Gita - Srila Narayana Maharaj


Sloka 65

Man-mana bhava mad-bhakto
Mad-yaji mam namaskuru
Mam evaisyasi satyam te
Pratijane priyo ́si me

Oferece-me tua mente, converte-te em meu devoto, dedica-se á cantar meus nomes, formas, qualidades e passatempos, adora-me e oferece-me reverências. Assim sem dúvida, tu virás á mim. Te prometo isso sinceramente porque és muito querido por mim.

Bhavanuvada

“Man-mana bhava significa que deves meditar em mim, convertendo-se em meu devoto exclusivo. Não te convertas em jnani ou yogi nem pense em mim assim como eles. Man mana bhava significa também que deves atuar como alguém que oferece a mente á mim, Syamansundara, e que derrama sobre ti um doce olhar vindo do seu rosto que é como a lua, adornado com sonbracelhas em forma de arco e um suave
cabelo encaracolado.

Mad-bhaktah significa oferecer-me os sentidos. Em outras palavras, executa meu bhajana dedicando todos os sentidos á meu serviço: executando sravana e kirtanam, comtemplando minha forma, limpando e decorando meu templo, colhendo flores e fazendo guirlandas, oferecendo-me abano e sombrinha, e executando outros serviços. Mad-yaji significa adorar-me e oferecer-me diversos artigos como flores
fragantes, incenso, lamparinas de manteiga clarificada e alimentos. 

Mam namaskuru significa oferecer-me dandavat- pranams caindo ao solo e oferecer reverências com cinco ou oito membros do corpo. 

Mam evaisyasi significa que sem dúvida me alcançarás mediante execução das quatro atividades de pensar em mim, servir-me, adorar-me e oferecer-me reverências, ou até mesmo apenas uma delas. Oferecendo-me tua mente e teus sentidos, em troca te darei meu ser.”

Prakasika-vrtti

Man mana bhava significa absorver a mente exclusivamente em Krishna. Sri Krishna aceitou as gopis como o ideal mais elevado de amn mana bhava e Ele expressa isto á Uddhava com doces palavras no Srimad Bhagavatam (10.46.4-6):

“Querido Uddhava, as mentes das gopis estão sempre absortas em Mim. Eu sou sua própria vida e tudo que elas tem. Apenas pelo meu prazer abandonaram tudo, incluindo suas casas, esposos, filhos, parentes, timidez e princípios morais. Elas permanecem sempre absortas pensando em Mim. Pela confiança delas em minha firmação “Eu voltarei”, de uma forma ou de outra, com grande dificuldade, elas se mantém com vida e me esperam.”

A instrução mad-bhakto bhava é dada para aqueles que não podem absorver-se por completo em Krishna como as gopis fazem. Significa oferecer-se á si mesmo em todos os aspectos aos pés de lótus de Bhagavan. Como pode um bhakta oferecer serviço continuamente? A resposta está na história e instruções de Prahlada maharaja descritas no Srimad Bhagavatam (7.5.23-24):

“Prahlada Maharaja disse: ‘Ó querido pai, a devoção á Sri Vishnu é executada de nove maneiras: escutar, cantar e lembrar do nome, forma, qualidades e passatempos, servir seus pés de lótus, adora-lo, orar, servir, convertenter-se em seu amigo e render-se á ele. Eu considero que esta é a melhor educação referente á bhakti por Bhagavan.”


O Bhagavad-gitã Como Ele É 


A. C. BHAKTIVEDANTA SWAMI PRABHUPÃDA
 

SIGNIFICADO 

A parte mais confidencial do conhecimento é que uma pessoa deve converter-se num devoto puro de Krsna e pensar sempre n 'Ele e agir para Ele. A pessoa não deve se converter num meditador oficial. A vida deve ser moldada de maneira tal que a pessoa tenha sempre a oportunidade de pensar em Krsna. A pessoa deve agir sempre de maneira que todas as suas atividades diárias tenham relação com Krsna. Ela deve arrumar sua vida de tal maneira que durante as vinte-e-quatro horas do dia não possa pensar em nada além de Krsna. E a promessa do Senhor é que qualquer pessoa que esteja em tal consciência pura certamente retornará à morada de Krsna onde ela estará ocupada na associação de Krsna face a face. Esta parte mais confidencial do conhecimento é falada para Arjuna porque ele é o amigo querido de Krsna Todo mundo que segue o caminho de Arjuna pode tornar-se um amigo querido de Krsna e obter a mesma perfeição que Arjuna. Estas palavras enfatizam que uma pessoa deve concentrar sua mente em Krsna - a mesma forma com duas mãos segurando uma flauta, o menino azulado com um rosto bonito e penas de pavão em Seu cabelo. Há descrições de Krsna encontradas no Brahma-samhitã e em outras literaturas. Uma pessoa deve fixar sua mente nesta forma original de Deus, Krsna Não deve nem mesmo distrair sua atenção para outras formas do Senhor. O Senhor tem multiformas, como Visnu, Nãrãyana, Rãma, Yarãha etc., mas um devoto deve concentrar sua mente na forma que estava presente diante de Arjuna. A concentração da mente na forma de Krsna constitui a parte mais confidencial do conhecimento, e este conhecimento é revelado para Arjuna porque Arjuna é o mais querido amigo de Krsna.




Nenhum comentário:

Postar um comentário